Quem é o monitor? Um aluno? Um professor? É uma figura muito importante na sala de Informática da escola: ele pode contribuir para o sucesso das atividades pedagógicas ali desenvolvidas.
O que é preciso para ser monitor? Ter conhecimentos de Informática, disponibilidade de horário, facilidade nas relações humanas, fluência na linguagem oral, demonstração de iniciativa e criatividade, habilidade na escrita e gosto pelo trabalho coletivo.
O monitor não é apenas aluno, ele faz a ponte entre a Internet e o professor. Apoiar o uso da sala de Informática da escola é, em geral, a principal função do monitor. Esse apoio abrange muitas outras atividades que ele pode desenvolver para facilitar e potencializar o uso desse espaço tão importante na escola.
As atividades do monitor:
<Explorar os recursos técnicos oferecidos pelos equipamentos da sala de Informática.
<Aproximar os educadores desses recursos, desde os equipamentos até as ferramentas da Internet.
<Complementar as atividades propostas pelos educadores, buscando sites de interesse do conteúdo curricular para o professor conhecer e então decidir se usará com a classe.
<Apoiar os educadores nas atividades com os alunos, dividindo-se no atendimento a eles durante a aula.
<Organizar atividades na sala de Informática fora do período das aulas: momentos de pesquisa de alunos e professores.
<Organizar o uso da sala para a comunidade escolar e a comunidade em geral: pesquisa, comunicação e serviços.
Plano de trabalho do monitor
Em 2002, o EducaRede produziu o "Caderno do Monitor" para auxiliar os alunos-monitores do Aulas Unidas, projeto de intercâmbio entre escolas, realizado em 2002 e 2003. |
É muito importante que o monitor, com o professor responsável pela sala de Informática e/ou coordenador pedagógico da escola, monte um plano de trabalho para esse espaço de aprendizagem.
O planejamento do uso da sala de Informática da escola começa com uma visão geral do ambiente. Um começo de conversa pode ser:
<Quais são os objetivos do uso da sala de informática?
<Quais os tipos de uso que a sala de Informática poderá contemplar?
<Qual o público que utilizará esse espaço?
<Quais os horários de uso?
<Quem são os responsáveis?
<Quais são as regras de bom uso desse espaço?
<O que pode acontecer se as regras de bom uso forem desobedecidas?
Após esse levantamento, é interessante que se organize um documento a ser anexado no "Quadro de Avisos" da sala com os objetivos e combinados de uso da sala de Informática.
Para facilitar a organização das atividades, é necessário pensar a divisão de horários para uso da sala de Informática por professores e alunos: atividades de pesquisa e estudo, formação dos docentes, uso da sala pela comunidade local etc. É interessante que todos os professores da escola conheçam essa organização para que possam se planejar e fazer suas demandas aos monitores.
Passando do macro-planejamento para o micro-planejamento, é importante que os monitores reúnam-se com os professores que utilizarão a sala de Informática. Professor e aluno-monitor devem fazer um plano de trabalho semanal ou mensal para a sala de Informática. Definir metas e atividades é muito importante, e mesmo que o planejamento não seja rígido, deve-se deixar bem claro aonde se quer chegar.
Qualquer plano requer um conhecimento prévio da situação. Saber qual é a situação inicial é a base para definir os pontos de partida. Antes de definir aonde se quer chegar, é preciso saber de onde se vai partir. Neste ponto, o aluno-monitor pode ajudar o professora levantar:
<O que o professor espera do uso da sala de Informática com seus alunos?
qQuais recursos o professor conhece e utiliza?
<Quais recursos os alunos conhecem e utilizam?
Conhecendo melhor o grupo, fica mais fácil planejar as atividades. Mas, antes de defini-las, é preciso considerar o que queremos fazer, quais os recursos e o tempo disponíveis, o que se quer ensinar e quem vai aprender. Com esse cuidado, as propostas de atividades serão mais adequadas.
Para acompanhar o uso da sala de Informática, registrar é importante. O registro é a memória do que se pensou em fazer, do que se fez e do que ainda precisa ser feito. Mantendo o registro do trabalho, organiza-se melhor e não se esquece do que já aconteceu. Portanto, sugere-se que o professor, com o aluno-monitor, registrem os processos e as necessidades das atividades desenvolvidas (veja sugestão de formulário de registro).
Dicas para um bom trabalho
Como explicamos a função do monitor não é só fazer o acompanhamento técnico da sala de Informática. Ele tem de se relacionar bem com as pessoas, e isso não é pouco. Por isso, listamos abaixo algumas dicas que ajudarão o monitor a fazer um bom trabalho:
<Manter o ânimo e o bom humor.
qQuando surgir uma pergunta que ele não saiba responder, dizer honestamente que não sabe. Uma possibilidade é convidar o grupo a pesquisar e ajudar a encontrar a resposta.
<Saber dividir o tempo, ficando atento ao relógio.
<Ser flexível e fazer adaptações de acordo com a necessidade do grupo que está na sala de Informática no momento.
<Acolher com carinho e respeito cada integrante do grupo.
<Saber ouvir e estar aberto às contribuições dos professores e alunos.
<Ter objetividade na condução dos trabalhos.
<Tentar lembrar do nome das pessoas durante as atividades, pois isso fortalece a auto-estima dos participantes.
Gganhar a confiança das pessoas, estabelecer vínculos tornando-se um verdadeiro parceiro.
<Procurar saber qual o grau de conhecimento que a pessoa tem de um determinado conteúdo/ferramenta e partir deste ponto para ensinar novidades.
<Ter paciência com o tempo do outro e respeitar o ritmo das pessoas.
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