Estratégias para desenvolver a qualidade da memória e melhorar a retenção da informação
Lembrar um número de telefone, o dia que vence o cartão... são inúmeras as situações que permeiam nosso cotidiano. Na escola os alunos tentam recordar a tabuada, um conceito que o professor explicou e assim vai. Todas essas situações possuem algo comum : a utilização da memória.
O processo de memória envolve 4 fases: fixação ou registro, armazenamento, evocação e reconhecimento de lembranças.
"Para que ocorra a retenção não é somente necessário que a pessoa que aprende tenha atenção consciente na informação, mas também construa estruturas conceituais que deem a ela sentido e significado" (p.255)
Na sala de aula os professores podem utilizar estratégias simples que visam melhorar a memória e retenção da informação:
-Organizar a informação por categorias ou conceitos;
Por exemplo: para memorizar uma lista de alimentos, podem-se agrupar os elementos por categorias : frutas, verduras, carnes.
- Utilizar música e ritmo para aprender a tabuada;
- Apresentar a informação utilizando vários canais;
- Reduzir a quantidade de informação: é importante apresentar o material em partes pequenas e frequentes, separar a informação para ser apresentada em várias sessões;
- Dar instruções de várias maneiras oralmente e escrito e, assegurar a compreennsão da criança pedindo que repita.
fonte:http://www.renatasanchespsicologa.blogspot.com.br/
quarta-feira, 7 de novembro de 2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário